(por Mariana Alcântara)
Embora os primeiros registros de tatuagem datem de até cinco mil anos, não foi até o final do século XX que a pele desenhada tornou-se mais popular, não sendo mais uma característica quase exclusiva de marinheiros e presidiários. Desta forma, não é tão comum encontrar idosos tatuados. Quando temos acesso às fotografias dos que chegaram até a terceira idade com tatuagens, muitas vezes os desenhos podem ter se tornado mais borrados e difusos.

E isto leva a uma das grandes dúvidas na hora de escolher o local da tatuagem ou mesmo tomar a decisão de gravar o desenho escolhido na pele é: como vai ficar quando eu envelhecer? É claro que com a passagem dos anos a pele enruga, pode desenvolver manchas de idade e ficar mais flácida. Porém, isso acontecerá com todos, sejam tatuados ou não.
Um fator que faz muita diferença na durabilidade do desenho na pele é como se cuida da tatuagem, protegendo-a do sol e tomando os cuidados necessários no período de cicatrização. Além disso, nos últimos 20 anos, a tinta e as técnicas de tatuagem evoluíram muito, tornando mais fácil ter acesso a profissionais que estudam e se preocupam em garantir um resultado duradouro.

Com o avanço das tintas, algumas tatuagens que estamos acostumados a ver, que ficam esverdeadas e muitas vezes indecifráveis, ficaram para trás. E, quem tem esse tipo de tatuagem, pode recorrer ao cover up ou retocar quando necessário. De acordo com o blog Arte no Corpo, outro fator importante é a profundidade na qual está a tinta por baixo da pele: quanto mais profunda, mais difusa poderá se tornar a tatuagem.
Portanto, para garantir um bom resultado, é fundamental escolher bem o profissional e olhar os trabalhos já realizados por ele. Além disso, não custa lembrar que os materiais precisam ser esterilizados e/ou descartáveis, garantindo que a pele não sofra nenhuma reação indesejada ou algum tipo de infecção.
Também é preciso levar em consideração as mudanças do corpo. Engordar ou emagrecer muito, podem causar mudanças drásticas que, dependendo do local, influenciam na tatuagem. Depois de levar tudo em consideração e escolher o desenho, basta ter a consciência de que ele ficará lá para sempre, fazendo parte da sua história.

“Considerando o fato de que cerca de 40 % das pessoas da minha faixa etária têm tatuagens, se eu acabar em uma casa de repouso quando for mais velho, espero estar em boa companhia, rodeado por outros tatuados. Poderemos nos reunir e compartilhar histórias sobre as tatuagens, rememorando nossa juventude”, diz o autor do blog The TattooedEngineer, Paul Berge.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Recentes

Categorias


Curiosidades


LoveTattoo


Eventos


Cine Riscado


Noticias

Feito por Lifestyle Tattoo. Todos os direitos reservados.


Facebook-f


Instagram


Youtube






Soundcloud

Feito por Lifestyle Tattoo. Todos os direitos reservados.


Facebook-f


Instagram


Youtube






Soundcloud